VERDADEIRO ESTELIONATO CONTRA A SOCIEDADE

Temos defendido que a sociedade, as entidades representativas da sociedade organizada, os políticos e governantes precisam reagir para melhorar a imagem do nosso Estado. Não podemos continuar à mercê da avalanche de notícias negativas que tem se abatido sobre o Estado de Mato Grosso, nos últimos anos.  É um Estado de gente ordeira e trabalhadora. Os números conspiram a nosso favor. Somos, um Estado próspero. Sendo maior produtor de grãos e carne do País. E a impressão que se tem fora do Estado é que tudo que vem daqui está de alguma forma comprometida coisas não muito ortodoxas.

                                      Entretanto, aqui estamos nós novamente remando contra a maré. Os jornais locais e nacionais destacam: O ESTADO DE MATO GROSSO FOI O ÚLTIMO COLOCADO NO EXAME DE ORDEM. Isto comprova que o nosso ensino jurídico é o pior do País.

                                      O Presidente da OAB/MT afirma que o nosso ENSINO JURÍDICO É UM VERDADEITO ESTELIONATO CONTRA A SOCIEDADE. Ele é professor de uma das Faculdades de Direito deste contexto lamentável. Neste País de discursos inflamados e de ações pífias, este desabafo do Presidente da OAB/MT nos deixa preocupados.

                                      Existem no Estado de Mato Grosso incontáveis Faculdades de Direito. A qualidade do ensino na grande maioria delas está comprovada no Exame de Ordem. É preciso ter coragem e determinação trabalhando para estancar a proliferação de novos Cursos Jurídicos, fechar os cursos deficientes e aprimorar os que não tiverem condições de permanecer. E a OAB tem um papel
de destaque nesse contexto, pois opina em todos os processos  de criação de novos cursos jurídicos. Além do mais, tem responsabilidade com os currículos das faculdades e com a aplicação do ensino jurídico no País.

                                      Sr. Presidente da OAB/MT e professor de faculdade de direito, a bandeira é sua. É necessário e imprescindível empunhá-la. O primeiro passo da caminhada deve ser dado. Já tarda uma das providências anunciadas. O bonde da história está passando e ela, “data vênia”, não contempla e nem perdoa a omissão.

                                   Renato Gomes Nery é advogado em Cuiabá e ex-presidente da OAB/MT. E-mail – rgnery@terra.com.br

Deixe um comentário