DAQUI NINGUÉM ME TIRA….

                                     

Algumas coisas não mudam. E não se sabe por que razão elas foram fabricadas de determinada forma e/ou colocadas em determinados  lugares e lá permanecem “ad infinitum” e ninguém  se atreve a mudá-las de forma ou  de lugar.

Os bebedouros de água de garrafão foram projetados para ser utilizadas por crianças e são vendidos para serem usados por adultos que obrigatoriamente têm que abaixar toda hora que vai retirar água de suas torneiras para beber. Algum gênio os projetou assim e desta forma eles são e serão utilizados, pois não apareceu outro luminar para aumentá-los de tamanho e colocar as suas torneiras na altura da cintura de uma pessoa média.

Mas a genialidade nesta área fica por conta dos decoradores de hotéis. Ninguém me convence que uma geladeira de até 0,80 centímetros foi fabricada para ser utilizada no chão. Vê se alguém se lembra ter ido a algum hotel aqui ou no exterior que não tenha pensado em se socorrer de uma lupa para encontrar a geladeira colocada na altura do chão embaixo ou dentro de algum armário.  

Não se descobriu que estas pequenas geladeiras foram fabricadas para serem utilizadas em cima de uma mesa ou de um armário em altura de facilitar o acesso ao seu interior. Mas alguém de duvidosa lucidez teve a feliz idéia de colocar pela primeira vez uma  geladeira destas no chão, para ser utilizada desta forma. E esta pessoa decretou: daqui ela não sai! Daqui ninguém lhe tira! 

E assim permanece até hoje. E não precisa ter problema lombar, no nervo ciático, na coluna ou no pescoço para ter o incômodo de  abaixar ou até sentar no chão para ter acesso a uma  bebida num apartamento de um hotel e  ter dificuldade para se levantar depois. Este procedimento se agrava se a pessoa padecer de alguns desses males, for grande ou se for idosa. Se tiver sede de madrugada,  terá que levantar, acender a luz, lembrar onde fica a geladeira e  abaixar para ter acesso a algo de dentro dela!  Quem  já não passou por este constrangimento e teve ímpetos mandar quem criou esta situação para aquele lugar…. É estranho que a maioria das pessoas não percebe, pois acostumaram com situações tortas como esta. Mudar implica primeiro em pensar e depois em inovar. E isto dar um trabalhão.

         Os hotéis que são prestadores de serviços e  procuram a excelência desses serviços deveriam, primeiro mandar liquidar quem teve tal idéia e a todos que a seguiram e, segundo encontrar em todos os seus aposentos um lugar decente para colocar as  suas geladeiras, em prol  do conforto, da eficiência e em respeito aos seus clientes.

Renato Gomes Nery – é advogado em Cuiabá-MT. E-mail – rgnery@terra.com.br

Deixe um comentário