A MEA-CULPA DOS ENTUSIASTAS

                                       

O que é um entusiasta? Entusiasta é um bem intencionado, otimista e ardoroso personagem que acredita no primeiro vendilhão do tempo que aparece para captar a sua crença numa promessa irrealizável ou num mundo inexistente. Ele é louco por encantadores de serpentes que o seduz irremediavelmente.

Não se contrata ninguém sem uma rigorosa análise do curriculum da pessoa, primeiro para saber se ele é o que afirma ser. Se é competente, apto ao trabalho. Estas e outras qualidades credenciam a pessoa ao emprego almejado. Se estes mesmos critérios fossem adotados para aqueles em quem se votam para dirigir a nossa comunidade, no nosso Estado ou o nosso País as coisas seriam diferentes.

Escrevi diversos artigos a respeito dos candidatos das eleições de 2018, principalmente os dois que chegaram ao segundo turno daquelas eleições. Fui massacrado com críticas severas tanto da esquerda quanto da direita e continuo a ser malhado por esta, pois não parei de apontar os equívocos e erros do atual Governo que está nos levando em marcha batida para o caos.

Algumas pessoas ainda me dizem que elas não sabiam que o atual mandatário é a afronta que é. Eu digo apenas, o que se podia esperar de um militar teve uma relação inamistosa com as hostes militares. Que ficou três décadas no parlamento federal engrossando as fileiras do Baixo Clero. Que nada fez e quando se manifestava era para brigar ou para elogiar a ditadura e seus violentos métodos. Isto não é não era novidade para ninguém! Hoje ele reclama que o cargos dar muito trabalho.

Com um curriculum deste não se poderia esperar coisa melhor. Enquanto o mundo inteiro toma providências no combate a pandemia, a administração pública federal se omitiu e ora se move a passos de cágados contra o caos que se tornou a saúde no Brasil, à revelia do chefe que continua jogando contra.  O genocídio (extermínio deliberado) pelo descaso e pela falta de providências é real, público e manifesto! Falta somente um rigoroso enquadramento e punição dos culpados!

Os entusiastas sabiam ou não sabiam? Sabiam! Deveriam fazer como Édipo que ao saber que estava dormindo com a sua mãe furou os olhos e partiu de Tebas.  Que os entusiastas não furem os olhos, mas que, nas próximas eleições, tomem maiores cuidados na destinação dos seus apoios e dos seus votos.

P.S. Finalizo com o alerta do ilustre escritor Milan Kundera, na página 178, do magistral livro Insustentável Leveza do Ser, 45ª Edição Nova Fronteira: – Aqueles que pensam que os regimes comunistas da Europa Central são obra exclusiva de criminosos deixam na sombra uma verdade fundamental: os regimes criminosos não foram feitos por criminosos, mas por entusiastas convencidos de terem descoberto o único caminho para o paraíso. Defendiam corajosamente esse caminho, executando para isso, centenas de pessoas, Mais tarde ficou claro como o dia que o paraíso não existia, e que, portanto, os entusiastas eram assassinos -.

             Renato Gomes Nery. E-mail – rgnery@terra.com.br

Deixe um comentário