OS COMUNISTAS

Na campanha do ex-governador Carlos Bezerra, quando postulava ser Governador do Estado, foi propalado, no interior do Estado, que os comunistas estavam na divisa do Estado com a Bolívia somente aguardando a sua vitória. O certo é que o comunismo sempre causou receio e medo no Brasil, desde o início do século passado, passando por severa repressão. Os comunistas são acusados de tentativas de Golpe de Estado e até de comedores de criancinhas.

O Estado Novo/1937 foi implantado tendo como mote o Plano Cohen que seria uma suposta ameaça de tomada de poder pelos comunistas. O Golpe de 1964 tinha objetivo idêntico. É bom não se esquecer do CCC (Comando de Caça aos Comunistas), a TFP (Tradição, Família e Propriedade) dentro outras organizações de extrema direita que não deram trégua aos pretensos comunistas. Enfim, eles sempre foram o saco de pancadas, usado para justificar as distorções e a manutenção do poder no Brasil.

Esta questão já deveria ter saído de cena, com a derrocada do Comunismo na Rússia e na China, onde adotaram as práticas econômicas capitalistas e detém um número assustador de ricos. A ditadura do proletariado (Nomenclatura) hoje se deleita com as virtudes e benesses capitalistas. O maior partido comunista do Ocidente, o Partido Comunista Italiano morreu de morte natural, no início da década de 90, do século passado. E o partido comunista cubano insiste em manter vivo um defunto insepulto.

Entretanto, por aqui, na falta de inimigo melhor, ainda se cultiva o receio dos vermelhos e, ultimamente, impulsionado pelos mentores e discípulos do frustrado Golpe de Estado, no início do ano passado. Existem diversas teorias da conspiração dos derrotados e cia que pregam que os detentores do poder são comunistas de carteirinha e estão preparando o golpe que eles não conseguiram dar. Oportunidade que não lhes teria faltado, pois revezam no poder há 05 eleições.

É preciso que nos livremos das assombrações que nos incomodam, há tanto tempo, e dos embusteiros que querem mantê-las vivas para tirar vantagens, aproveitando da desinformação e da inocente crença popular.

Só nos resta então louvar a preciosa lição do Bruxo do Cosme Velho: Ao vencido, o ódio ou compaixão; ao vencedor as batatas.

PS – Já tinha este texto pronto, quando me deparei com outro texto do jornalista Jairo Pitolé Santana denominado – Estes Comunistas (Jornal a Gazeta – 29.01.22) de quem pela lucidez com que escreve e pela pertinência dos assuntos abordados me leva a ler tudo que escreve. Os assuntos são iguais com abordagem parecida. Fiquei na dúvida, mas pelo sim e pelo não resolvi publicar as minhas impressões sobre o tema. Afinal o que abunda não prejudica!

Renato Gomes Nery. E-mail – rgnery@terra.com.br

Deixe um comentário